Exercícios de segurança são realizados no Rio de Janeiro tendo em vista a JMJ




Neste sábado, 6 de abril, forças de elite da polícia do Rio de Janeiro realizaram simulações de operações no Corcovado com exercícios preparatórios de ação para eventos mundiais que a cidade irá receber. Dentre as estratégias e treinamentos destacam-se ações de segurança em vista a Jornada Mundial da Juventude, em julho de 2013, com a presença do Papa Francisco.

De acordo com nota enviada à imprensa, "o exercício faz parte de um programa de treinamentos que dá prioridade à preparação contra atos que impliquem na tomada de reféns em pontos turísticos, sejam causadas por criminosos comuns ou por terroristas".

Tal precaução é em vista ao grande número de peregrinos e turistas que estes eventos concentrarão. Serão cerca de 12.000 policiais nas ruas para dar segurança ao Papa Francisco e aos estimados 2 milhões de fieis esperados para a JMJ Rio 2013.


Da redação do Portal Ecclesia.

Fé não se negocia, afirmou o Papa Francisco

 
Testemunhar com coragem a integralidade da fé: este é o convite feito, na manhã deste sábado, 6, pelo Papa Francisco, durante a Missa presidida na capela da Casa Santa Marta. Na celebração estavam presentes uma família argentina e algumas religiosas das Filhas de São Camilo e das Filhas de Nossa Senhora da Caridade.
Na sua breve homilia, o Papa comentou as leituras deste Sábado da Oitava de Páscoa destacando, na primeira leitura, Pedro e João que testemunham com coragem a fé diante dos líderes judeus apesar das ameaças. No Evangelho, diz o Papa, Jesus ressuscitado critica a incredulidade dos apóstolos que não creem nos que dizem tê-lo visto vivo.
Diante das narrativas bíblicas, o Pontífice perguntou os fiéis: “Como vai, a nossa fé? É forte? Quando as dificuldades chegam, somos corajosos como Pedro ou um pouco melindrosos?. Pedro não calou a fé, porque a fé não se negocia”, observou o Papa.
De acordo com o Santo Padre, sempre houve na história do povo de Deus a tentação de fazer “como todos fazem”, de não ser “muito rígido”. No entanto, ressaltou o Pontífice, “quando começamos a negociar a fé, a vendê-la a quem dá mais, empreendemos o caminho da apostasia, da não fidelidade ao Senhor”.
“O exemplo de Pedro e João nos ajuda, nos dá força” – revelou ainda o Papa – mas na história da Igreja são muitos os mártires até hoje, “porque para encontra-los não é necessário ir às catacumbas ou ao Coliseu: os mártires estão vivos agora, em tanto países.”
Segundo o Papa, os cristãos são perseguidos pela fé. Em alguns países são punidos pelo simples fato de carregarem uma cruz. “Hoje, no século XXI, a nossa Igreja é uma Igreja dos mártires, daqueles que dizem como Pedro e João: “Não podemos calar o que vimos e ouvimos”. Para o Pontífice, esse fato concede forças aos fiéis para testemunhar com a vida a fé recebida e que é o dom que, segundo o Papa, Deus dá a todos os povos.
Afirmando ser a fé uma graça de Deus, o Santo Padre encerrou a homilia, fazendo esta oração: “Senhor… proteja a minha fé, faça-a crescer, que minha fé se torne forte, corajosa, e ajude-me nos momentos em que – como Pedro e João – devo torna-la pública. Dê-me coragem”!
Esta – concluiu o Papa – seria uma bela oração para o dia de hoje: “que o Senhor nos ajude a proteger a fé, a levá-la adiante, a sermos mulheres e homens de fé. Que assim seja”.
 
 

Liberdade religiosa será tema de Congresso em Roma

 http://expressaolibre.files.wordpress.com/2012/03/liberdade_religiosa_001a.jpg


"A liberdade religiosa hoje”. Este é o tema do congresso patrocinado pelo Pontifício Conselho para a Cultura que será realizado em Roma no dia 19 de abril. Oradores de todo o mundo falarão sobre a situação em seus países e darão testemunhos também através da Internet.

O evento será organizado com a tecnologia TED, que reúne pessoas do mundo inteiro com o objetivo de “espalhar idéias”. O site www.ted.com, traduzido em 90 línguas, é um dos mais visitados da rede, com mais de 1 milhão e meio de contatos por dia.

A abertura do congresso será feita pelo Presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, Cardeal Gianfranco Ravasi. As principais questões a serem debatidas giram em torno da liberdade religiosa hoje, o sentido disso na atualidade, a contribuição da religião no desenvolvimento humano, a abertura da transcendência à razão e o que dá significado à vida. 


http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=289014

Confira as atividades da festa de beatificação de Nhá Chica

 
Francisca de Paula de Jesus, carinhosamente chamada de Nhá Chica, será a próxima beata brasileira. A cerimônia de beatificação será no dia 4 de maio na cidade de Baependi (MG).

Desde 2007, a causa de canonização de Nhá Chica está aguardando o anúncio de sua beatificação. A cura aceita pela Comissão de Médicos do Vaticano refere-se a uma professora aposentada de Caxambu (MG), que, em 1995, pediu a intercessão da leiga e teve resolvido – sem necessitar de cirurgia - um problema congênito muito grave no coração. Após análise de vários peritos, a graça foi aceita pelo Vaticano.


Veja, abaixo, a programação da beatificação:
Programação Espiritual para a Beatificação de Nhá Chica em Baependi – MG

26 de abril (Sexta-feira) - 203 anos do Batismo de Nhá Chica
7h - Celebração Eucarística, no Santuário da Imaculada Conceição
15h - Terço pela Beatificação de Nhá Chica, no Santuário da Imaculada Conceição
19h - Celebração do Sacramento do Batismo, no Santuário da Imaculada Conceição
27 de abril (Sábado) - Nhá Chica, mulher pobre e rica de Fé
10h - Missa aos Benfeitores, no Santuário da Imaculada Conceição
15h - Terço pela Beatificação de Nhá Chica, no Santuário da Imaculada Conceição
19h - Celebração Eucarística na Igreja Matriz
28 de abril (Domingo) - Sede Santos, como Vosso Pai é Santo
7h - Celebração Eucarística, na Igreja Matriz
9h - Celebração Eucarística, no Santuário da Imaculada Conceição
10h - Celebração Eucarística, na Igreja Matriz
11h - Celebração Eucarística, no Santuário da Imaculada Conceição
15h - Terço pela Beatificação de Nhá Chica, no Santuário da Imaculada Conceição
19h - Celebração Eucarística na Igreja Matriz
Início da Jornada da Beatificação
29 de abril (Segunda-feira) - O Senhor fez em mim maravilhas, Santo é o Seu nome
15h - Terço pela Beatificação de Nhá Chica, no Santuário da Imaculada Conceição
18h30 - Procissão da Matriz ao Santuário da Imaculada Conceição em seguida Celebração Eucarística
Após a missa show com a Banda Trilhos do Céu, na quadra da ABNC
30 de abril (Terça-feira) - Felizes os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos céus
5h - Procissão da Penitência e Celebração Eucarística na Igreja Matriz
15h - Terço pela Beatificação de Nhá Chica, no Santuário da Imaculada Conceição
19h - Celebração Eucarística, no Santuário da Imaculada Conceição
01 de maio (Quarta-feira) - Felizes os mansos, porque possuirão a Terra
5h - Procissão da Penitência e Celebração Eucarística na Igreja Matriz
5h - Saída oficial da Peregrinação de Nhá Chica da Igreja Matriz de São Lourenço em direção ao Santuário da Imaculada Conceição, em Baependi
9h - Missa do Romeiro, no Santuário da Imaculada Conceição
11h - Missa do Romeiro, no Santuário da Imaculada Conceição
15h - Terço pela Beatificação de Nhá Chica, no Santuário da Imaculada Conceição
19h - Celebração Eucarística, no Santuário da Imaculada Conceição
02 de maio (Quinta-feira) - Felizes os que têm fome de justiça porque serão saciados
5h - Procissão da Penitência e Celebração Eucarística na Igreja Matriz
8h - Início da adoração do Santíssimo que se estenderá o dia todo, no Santuário da Imaculada Conceição
15h - Terço pela Beatificação de Nhá Chica, no Santuário da Imaculada Conceição
18h30 - Bênção do Santíssimo
19h - Celebração Eucarística, no Santuário da Imaculada Conceição
03 de maio (Sexta-feira) - Felizes os que promovem a paz, porque serão chamados Filhos de Deus
5h - Procissão da Penitência e Celebração Eucarística na Igreja Matriz
15h - Via Sacra pelas ruas da cidade (última estação na casa de Nhá Chica com oferta de flores)
19h - Celebração Eucarística, no Santuário da Imaculada Conceição em seguida procissão em direção à Igreja Matriz (levar vela para a procissão)
Neste dia haverá Vigília na Igreja Matriz durante toda a madrugada e a igreja da Imaculada Conceição ficará aberta para visitação a partir das 21 horas.
04 de maio (Sábado) - Dia da Beatificação de Nhá Chica - A vida dos justos está nas mãos de Deus
8h30 - Bênção do Santíssimo, em seguida Celebração Eucarística, na Igreja Matriz
15h - Solene Celebração Eucarística da Beatificação de Nhá Chica, na GA Pedras, próximo ao Portal da cidade.
05 de maio (Domingo) - Isto acontece porque rezo com Fé
7h - Celebração Eucarística, na Igreja Matriz
10h - Missa em Ação de Graças pela Beatificação de Nhá Chica, no mesmo local da missa da Beatificação, na GA Pedras
18h - Procissão da Igreja Matriz para o Santuário da Imaculada Conceição, em seguida Celebração Eucarística na quadra da ABNC
A partir do dia 30/04 – Atendimento de Confissões no Santuário da Imaculada Conceição das 9h às 11h e das 14h às 17h – e visitas aos enfermos nas comunidades
12h - Repiques dos Sinos todos os dias
 

Na semana de seu aniversário, padre Fábio de Melo grava DVD na Canção Nova


Hoje, 3 de abril, padre Fábio de Melo completa mais um ano de vida, e a produção do tv.cancaonova.com disponibiliza para você vídeos com programas e pregações do sacerdote, o qual tem ajudado milhares de pessoas por meio de seu ministério. Assista ao vivo o programa Direção Espiritual às 22h.

Nesta mesma semana, no sábado, 6, o sacerdote gravará, na sede da Comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP), seu mais novo trabalho: o DVD intitulado 'Queremos Deus'. A gravação terá início às 18h30 e não haverá distribuição de senhas ou venda de ingressos para a entrada. Conforme o responsável pela infraestrutura da Canção Nova, o Centro de Evangelização Dom João Hipólito de Moraes (local da gravação) só será liberado para a entrada do público após a Missa que acontecerá no 'Rincão do Meu Senhor'. A liberação dos portões do Centro de Evangelização deve acontecer por volta das 16h do sábado, 6.

Padre Fábio de Melo é um sacerdote católico, cantor, compositor, poeta, escritor, professor e apresentador do programa Direção Espiritual na TV Canção Nova.
Atualmente, o padre atua na diocese de Taubaté (SP) e já gravou nove CDs pela Paulinas-Comep, um pela gravadora Canção Nova e um projeto independente com músicas tipicamente mineiras, o "Tom de Minas"; também um CD e uma coletânea de 3 CDs pela Som Livre.

http://www.cancaonova.com/portal/canais/tvcn/tv/mostramateria.php?id=9123

2 de abril: oito anos sem João Paulo II

 


Nesta terça-feira, 2, recordam-se os oitos anos de falecimento do Papa João Paulo II, que foi beatificado seis anos depois, em 1º de maio de 2011, pelo então Papa Bento XVI.

Foi Papa João Paulo II que nomeou bispo, em 1992, o Cardeal Jorge Mario Bergoglio, atual Papa, e o criou cardeal em 2001.

Quando João Paulo II foi beatificado, o então arcebispo de Buenos Aires celebrou a Santa Missa na Catedral da cidade para recordá-lo e dele destacou a frase “não tenham medo”.

João Paulo II não teve medo, “porque viveu a sua vida ao Senhor Ressuscitado”, foi o que disse Cardeal Bergoglio na ocasião. “A coragem, a firmeza que nos dá a Ressurreição de Cristo, a serenidade de sermos perdoados através da misericórdia remove em nós o medo.”

Em outra Missa celebrada em memória do Beato dois dias após sua morte, o então Cardeal Bergoglio destacou a testemunha coerente do Senhor que foi João Paulo II.  Na época, Cardeal Bergoglio concluiu dizendo que, em um período em que se necessita mais de testemunhas do que de mestres, João Paulo II viveu até o fim sendo justamente “uma testemunha fiel”.



 http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=288996

Na mensagem de Páscoa, Papa Francisco pede paz para todo o mundo



Depois de celebrar a missa de Páscoa na praça São Pedro com a presença de fiéis de várias partes do mundo, o Papa Francisco concedeu a benção "Urbi et Orbi" (para a cidade e o mundo), a indulgência plenária e os votos de boa Páscoa. Em sua primeira mensagem pascal como bispo de Roma, Francisco falou do significado da ressurreição de Jesus e pediu paz para todo o mundo.

Na mensagem, Francisco convidou todos a acolherem a graça da ressurreição de Cristo, permitindo se renovar pela misericórdia de Deus. Ele também exortou os fiéis a pedirem a Jesus ressuscitado que transforme a guerra em paz. "Sim, Cristo é a nossa paz e, por seu intermédio, imploramos a paz para o mundo inteiro".

O Santo Padre disse que é uma grande alegria para ele poder anunciar a ressurreição de Cristo e manifestou seu desejo de que essa notícia chegue a cada casa, a cada família, em especial a todos os corações, onde "Deus quer semear esta Boa Nova: Jesus ressuscitou".

Ele explicou que a ressurreição de Jesus significa que o amor de Deus é mais forte que o mal e que a própria morte, podendo transformar a vida e fazer florir o deserto que ainda existe no coração do homem.

E embora Cristo tenha ressuscitado para sempre e para todos, o Papa ressaltou que a força da ressurreição, esta passagem da escravidão do mal à liberdade do bem, deve acontecer todos os dias. "Quantos desertos tem o ser humano de atravessar ainda hoje! Sobretudo o deserto que existe dentro dele, quando falta o amor a Deus e ao próximo, quando falta a consciência de ser guardião de tudo o que o Criador nos deu e continua a dar".

Ao final da cerimônia, os sinos da basílica de São Pedro repicaram efusivamente, em manifestação pela alegria do Senhor ressuscitado.

Fonte: Canção Nova Notícias



Da redação do Portal Ecclesia.