Cristãos são expulsos de Vila onde ainda se fala a língua de Jesus

 

Moradores cristãos do Vilarejo de Maaloula, Síria,  foram expulsos nesta semana por extremistas islâmicos. A localidade habitada por cerca de três mil moradores, ficou quase deserta após a invasão. O relato foi feito por um sacerdote grego-melquita, que não se identificou por medida de segurança, à Agência de notícias dos jesuítas, AsiaNews.

"Os terroristas destruíram crucifixos da cúpula do Mosteiro de São Sérgio e São Bacco. Este ato é uma declaração de guerra contra a comunidade cristã", afirmou. De acordo com o religioso, os rebeldes estavam vigiando o vilarejo há oito meses, mas começaram os ataques nesta quarta-feira, 4.

O sacerdote denunciou também o Exército Livre Sírio, que afirma trabalhar pela segurança dos cristãos e propaga vídeos nas redes sociais divulgando a referida proteção. "Na verdade há muito tempo eles ameaçam os cristãos, dizendo que cedo ou tarde a nossa hora chegará", afirma o religioso.

A comunidade muçulmana local reafirmou o apoio aos cristãos. De acordo com o sacerdote, sempre houve uma convivência pacífica entre cristãos e muçulmanos em Maaloula, porém os rebeldes não respeitam as autoridades locais.

Patrimônio da UNESCO, Maaloula está 40 km ao norte de Damasco. A vila é famosa em todo o mundo como um dos símbolos do Cristianismo no Oriente Médio. Possui o mosteiro de Santa Tecla, habitado por freiras ortodoxas, e o mosteiro dos Santos Sérgio e Baco , dirigido por sacerdotes greco-católicos melquitas.

Os dois mosteiros têm sido durante muitos séculos local de peregrinação para cristãos e muçulmanos. Único lugar no mundo onde ainda se fala aramaico, a cidade é considerada um símbolo da convivência religiosa pacífica.

Palavras do Papa Francisco na JMJ Rio2013 são publicadas em livro

 http://noticiascatolicas.com.br/wp-content/uploads//2013/09/papa-francisco-JMJ.jpg


A partir dessa semana, as livrarias da Roma começaram a comercializar o livro “È bello per noi essere qui” (‘É bom para nós estarmos aqui’), o quarto volume da coleção “Le parole del Papa Francesco” (‘As palavras do Papa Francisco’).

Dentro do espírito da JMJ Rio 2013, que repercutiu em todo o mundo, o volume propõe todos os textos dos discursos, homilias e o Angelus, pronunciados pelo Papa Francisco desde a cerimônia de Boas-vindas, no jardim do Palácio Guanabara em 22 de julho até a cerimônia de despedida, no Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, no Rio de Janeiro.

Antes de partir, no Aeroporto do Rio de Janeiro, Francisco disse: “Neste momento começo a sentir um início de saudades...tenho a certeza que Cristo vive e está efetivamente presente no agir de tantos e tantos jovens e de tantas pessoas que encontrei nesta semana inesquecível. Obrigado pela acolhida e pelo calor da amizade que me demonstraram” Também disto começo a sentir saudades” (pág. 113).

Momentos de intensa oração marcaram este evento, especialmente os incansáveis pedidos do Papa Francisco, encontrados na pág. 115: “este Papa tem necessidade da oração de todos vocês”.

“È bello per noi essere qui’ é uma publicação da Livraria Editora Vaticana (LEV), tem 120 páginas e foi escrito em italiano.



 http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=289815

Famílias de todo o mundo são chamadas ao dia de oração pela Síria

O presidente do Pontifício Conselho para as Famílias, Dom Vincenzo Paglia, divulgou nesta quarta-feira, 4, uma carta endereçada às famílias cristãs de todo o mundo. O arcebispo as convida a participarem do dia de oração e jejum pela paz na Síria, convocado pelo Papa Francisco, para este sábado, 7.

Dom Vincenzo Paglia pede na carta que os pais expliquem às crianças e aos jovens o que está acontecendo no mundo, a situação vivida pela Síria. O arcebispo ressalta que juntamente com a
explicação, os pais devem "reforçar a esperança de paz oferecida por Jesus ressuscitado que reconciliou o mundo, não com gestos violentos e vingativos, mas com o dom de si mesmo".

O presidente recomendou que os pais preparem uma "refeição simples e austera", explicando aos filhos o sentido do jejum. Segundo o arcebispo, o convite deve ser estendido aos avós, para que partilhem a experiência de ter visto tantas guerras no mundo. "Devem dizer o que significa viver sob as bombas e a incerteza do amanhã e qual era o significado da oração neste tempo”, destaca.

A carta convida ainda os jovens a pedirem aos pais explicações sobre o sentido deste dia convocado pelo Papa. "Eles devem perguntar também os motivos pelos quais vale a pena continuar a viver neste mundo muitas vezes marcado pela morte e violência", ressalta Dom Vincenzo.

"Juntos, à mesa, rezem pelas famílias da Síria, para as crianças que morrem todos os dias de fome, atingidas pelo ódio. Rezem para os governantes chamados a encontrar soluções para a paz sem violência", convoca o presidente.  A carta orienta ainda, que cada família encontre o modo mais adequado para se unir em oração. 



Da Redação, com News.va

Papa Francisco I vai ganhar uma cinebiografia

 Papa Francisco primeiro


"Historia de un Cura" é nome escolhido por Alejandro Agresti, de "A Casa do Lago", para a cinebiografia de Jose Mario Bergoglio, o Papa Francisco. Quem fica com o papel central é Rodrigo de la Serna, mais conhecido pelo seu papel ao lado de Gael Garcia Bernal em "Diários da Motocicleta".

O filme irá alternar passagens da vida do atual Papa, mostrando sua vida. Desde a infãncia na Argentina, no núcleo de uma família imigrante italiana, até chegar ao sacerdócio e a eleição como a figura central do Catolicismo.

Ainda não há cronograma definido.


http://www.pop.com.br/mundopop/cinema/Papa-Francisco-I-vai-ganhar-uma-cinebiografia-992654.html