Festas juninas brasileiras: conheça a origem e sua religiosidade

 http://www.mundowalmart.com.br/wp-content/uploads/2012/06/FESTA-JUNINA.jpg

As festas juninas tomam conta de muitas cidades brasileiras neste mês de junho e acontecem em torno da devoção aos santos muito populares como Santo Antônio, São João, São Pedro e São Paulo.
Nesta quarta-feira, 13, quando a Igreja Católica celebra Santo Antônio, o franciscano de Pádua, o frade capuchinho e bispo de Campina Grande (Paraíba), Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, explica como surgiram as festas juninas e como os católicos devem celebrá-las.

Acesse
.: Podcast:  Curiosidades sobre Santo Antônio
Segundo o bispo, a relação destas festas com os santos católicos está no simples fato de coincidirem com o mês em que são celebrados no calendário litúrgico. A origem das festividades juninas vem da tradição portuguesa que, com a colonização, entraram no Brasil e assumiram um caráter popular. “A origem da festa é a devoção aos santos celebrados no mês de junho e foram ganhando popularidade com toda essa riqueza cultural do nosso nordeste”, disse Dom Delson.
A “Dança da quadrilha” é também uma herança de Portugal. De acordo com Dom Delson, os portugueses aprenderam a dança com os franceses e o Brasil foi adaptando com a música nordestina.
As comidas típicas têm sua razão na estação do inverno. “Porque no inverno é o tempo de muito milho, então todas as comidas derivadas do milho são abundantes neste mês de junho; a canjica, o milho verde, a pamonha, e todos esses doces derivados do milho”.
Para Dom Delson, a beleza destas festas está no exercício da partilha. O bispo recorda como isso já era comum no interior nordestino deste muito tempo. “Lembro-me quando era menino na Bahia, o São João, além da fogueira, dos fogos e muita comida, as famílias iam de casa em casa na noite da véspera de São João para partilhar as coisas que cada família preparava. Então tinha essa partilha; as pessoas recebiam os vizinhos em casa e ofereciam aquilo que tinha preparado. Isso com muita música e muito forró”.

A religiosidade das festas juninas
Na opinião de Dom Delson, a religiosidade nas festas juninas é tão forte quanto no início, mas é preciso resgatar cada vez mais sua principal motivação. "Vamos falar da vida dos santos e do testemunho que eles deram. Esse eu creio que é o trabalho evangelizador da Igreja. Não devemos excluir uma coisa da outra, mas procurar dar esse sentido forte do Evangelho”.
Perguntado sobre um possível esvaziamento espiritual nestes eventos, o bispo disse não acreditar que a religiosidade tenha se perdido, mas enriqueceu. "Porque independentemente da Igreja organizar as suas festas, elas acontecem de forma popular em toda parte”.
Dom Delson acredita que as festas juninas fazem muito bem e todos devem participar. “É uma festa de partilha, de família e de comunidade".
O bispo ainda reforçou que a grande festa que acontece no nordeste tem sua raiz na religião. Portanto, sugeriu que elas sejam um momento social sem os excessos e sem a contaminação das maldades do mundo. “Se conseguirmos preservar esse ambiente bonito de família, puro, a festa, em si é maravilhosa ”, afirmou.
Santo Antônio é um dos grandes motivadores das festas juninas em todo o Brasil. Inúmeras paróquias e comunidades o têm como padroeiro. A devoção ao santo franciscano chegou ao Brasil por meio dos portugueses, que também cultivam por ele especial respeito.

  http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=289387

Papa Francisco diz que existe um 'lobby gay' dentro do Vaticano

O papa Francisco , 76, acredita que a comunidade LGBT tem influência importante na cúpula da Igreja Católica Apostólica Romana, segundo o jornal italiano La Repubblica. “Muito se fala do lobby gay, e é verdade, ele existe", teria dito o líder religioso, numa audiência no Vaticano.

A declaração teria sido dada na última quinta-feira (06), durante uma audiência do papa com a Confederação Latino-Americana e Caribenha de Homens e Mulheres Religiosos (CLAR).



Para o religioso, a existência de certos grupos no Vaticano atrapalha a realização de reformas. “Na cúria, há pessoas verdadeiramente santas, mas também há corrupção”, disse o líder máximo do catolicismo, segundo fonte do Vaticano ouvida pelo jornal.

O suposto “lobby gay” citado pelo papa estaria relacionado com um escândalo de 2010, quando um membro do Vaticano foi acusado de contratar garotos de programa.

Eleito em conclave no último mês de março, o papa está com viagem marcada para o Brasil. No próximo mês de julho, ele participa no Rio de Janeiro da Jornada Mundial da Juventude.

http://igay.ig.com.br/2013-06-11/papa-francisco-diz-que-existe-um-lobby-gay-dentro-do-vaticano.html

Santo Sudário é do primeiro século, explica especialista

 https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhlxlnzO0Eu9LI0oSDt_ZCz0jn4MNogAkB19TVZRsU5Ia4CWq8oHVZReQvT3geHmBjR_jzWKvpzf01L0r7865y0arWKvh_pvJ54WOWLSdyE_3AYnXWT77bUEzTi2WNz-CK6NVT8Vd2RBpk/s400/Santo+Sudario+em+1978,+Ciencia+confirma+a+Igreja.jpg


O Santo Sudário se formou com uma poderosíssima descarga elétrica e a sua datação encontra novas relevâncias científicas que o colocam na época de Cristo. Esses são os dois dados que emergem da apresentação do estudioso do Lençol Sagrado, professor Giulio Fanti, por ocasião do Congresso Eucarístico Nacional alemão, realizado de 5 a 9 de junho, em Colônia, na Alemanha.

Rádio Vaticano - Quais as últimas experiências realizadas sobre o Sudário?


http://portaestreita.files.wordpress.com/2009/10/santo_sudario1.jpgProfessor Fanti: “Através do financiamento de algumas escolas fizemos um estudo de datação baseado nas análises RAMAN e IF-TR – que são duas análises específicas de espectrometria e química – e uma análise mecânica “multiparamétrica”. Todas essas análises foram realizadas sobre uma amostra original proveniente do Sudário, após ter determinado uma escala de valores, utilizando uma série de amostras antigas partindo de 3.000 a.C. até os nossos dias. Todas as três datações evidenciaram datas ao redor do século I d.C., e como resultado final, veio fora que a data mais provável do Sudário com uma certeza de 95% é de 33 a.C. Portanto, compreende precisamente a época na qual viveu Jesus Cristo”.

Rádio Vaticano
- E quais particularidades do Sudário chamaram a sua atenção, o senhor que o estuda há mais de 15 anos muito de perto?

Professor Fanti: “Há uma particularidade que é extremamente importante, e é a da imagem corpórea. A imagem corpórea ainda hoje não é possível reproduzir. Há vários estudiosos de várias entidades mundiais, que estão procurando dar uma explicação de como se formou essa imagem. Eu também, com vários colaboradores, cheguei à hipótese, creio a mais provável, que esta imagem tenha se formada após uma intensa explosão de energia, muito intensa, mas breve. Muito provavelmente, essa explosão de energia é de tipo elétrico, ligada a fortes campos elétricos da ordem de 50 milhões de volts. Quem diz isso é o cientista Igor Bensen, estadunidense, que por primeiro fez análises neste sentido; 50 milhões de volts significa concentrar no mesmo instante 50 raios, essa é a entidade da energia que seria necessária para formar uma imagem semelhante a do Sudário. Eis porque ainda hoje, também em laboratório, não se conseguiu reproduzir algo desse gênero”.


 http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=289379


Grupo faz homenagem ao Papa Francisco com música da funkeira Anitta

 http://images.christianpost.com/portugues/middle/55771/renasdance.jpg

Grupo de jovens de uma igreja do Rio de Janeiro adaptou a música da funkeira Anitta para uma versão gospel. A letra foi adaptada para Jornada Mundial da Juventude que será realizada no próximo mês e conta com a ilustre visita do Papa Francisco.


Imagens: Jornal SBT Brasil


Clipe - Show da JMJ (adaptação Show das Poderosas)

Música Original: "Show das poderosas" (MCAnitta)
Música adaptada: "Show da JMJ" (Thiago Pigozzo)
Intérprete: Mc Luiza e Thiago Pigozzo --TRINUM
Direção: Wanderson Chan
Produção: Contra a Parede Produções
Grupo Renasdance


http://tvig.ig.com.br/musica/grupo-faz-homenagem-ao-papa-francisco-com-musica-da-funkeira-anitta-51b34558ff87c07b23000031.html

http://tvig.ig.com.br/noticias/clipe---show-da-jmj-adaptacao-show-das-poderosas-51b347b8d501fa0257000077.html