Papa é o número um na internet em inglês



O Papa Francisco alcançou um posto almejado por celebridades do mundo todo: foi a pessoa de quem mais se falou na internet em 2013 - pelo menos, nos sites em inglês. O dado é fruto de uma pesquisa realizada pela Global Language Monitor (GLM). A empresa também concluiu que, além de ser o nome mais mencionado na rede, a conta do Papa no Twitter, @Pontifex, foi a quarta mais citada no mundo este ano.

Para ocupar o primeiro lugar, o Papa Francisco – destaca a pesquisa - desbancou nomes como Edward Snowden, Malala Yousufzai e Barack Obama. Para chegar a tal conclusão, a Global Language Monitor dividiu sua busca em categorias e rastreou blogs em inglês, redes sociais e 275 mil sites, de acordo com a rede de TV CNN.

Depois do Papa, as palavras que mais se repetiram na internet em inglês este ano foram NSA (a Agência de Segurança Nacional dos EUA, onde trabalhava Edward Snowden, responsável por tornar públicos detalhes dos programas de espionagem do governo americano) e Obamacare (a reforma no sistema de saúde dos EUA, defendida por Obama). Os três primeiros nomes citados na Internet em 2013 são: Papa Francisco; Edward Snowden; Kate Middleton.


Fonte: Rádio Vaticano



Da redação do Portal Ecclesia.

Papa envia primeira doação de 150 mil euros para as Filipinas

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Na Cidade do Vaticano 

O papa Francisco fez uma primeira doação de 150 mil euros para ajudar a população das Filipinas, afetada pelo terrível tufão que causou devastação e deixou pelo menos 10 mil vítimas.

A doação realizada através do Conselho Pontifício Cor Unum, a instituição vaticana que distribui os fundos econômicos que a Santa Sé recebe, será distribuída às igrejas católicas locais sobretudo nas zonas mais afetadas.

Trata-se de uma "primeira e imediata expressão concreta do sentimento espiritual e de encorajo do máximo pontífice às pessoas e territórios devastados pelo tufão", diz a nota do Conselho Pontifício Cor Unum.

Ontem, após a oração do Ângelus, o papa argentino pediu rezar pelas vítimas e pediu que chegasse "ajuda concreta" aos desabrigados.

O novo secretário de Estado do Vaticano, Pietro Parolin, enviou um telegrama ao presidente das Filipinas, Benigno Aquino, no qual expressa a "sentida solidariedade" do papa com todos os afetados pelo tufão e suas consequências.

Leia mais em: http://zip.net/bnlr1b

Conheça as fontes e bases da Doutrina Social da Igreja

Como é a vida em sociedade, ou melhor, como ela deveria ser? Atenta às necessidades do homem, a Igreja procura orientar essa vivência, de forma que todos possam ter vida plena, com justiça, paz, boas condições de trabalho, respeito recíproco e, acima de tudo, dignidade humana. Esses são alguns dos principais temas tratados na Doutrina Social da Igreja.

Nesta semana, o noticias.cancaonova.com inicia uma série de cinco reportagens sobre essa temática, discutindo alguns pontos-chave da doutrina, como a relação pessoa-sociedade, família, justiça social
e trabalho e dignidade humana.

Na primeira reportagem, Evandro Gussi, doutor em Direito do Estado e professor na área de Doutrina Social da Igreja,  explica o que é a doutrina e quais são as suas bases. “Desde que há Igreja, há um ensino sobre como nos comportarmos nas relações que nós possuímos na vida humana, as relações sociais”.

Porém, Evandro informa que, em fins do século XIX, surge uma novidade que é a Encíclica Rerum Novarum, do Papa Leão XIII. Ela trouxe uma especificidade magisterial, ou seja, o ensino social da Igreja que estava diluído em todo o pensamento católico começou a ganhar um lugar específico nesse ensino que a Igreja traz para o homem.

Princípios básicos

A fonte da Doutrina Social da Igreja tem duas vertentes: a lei natural, que é a capacidade do homem compreender a racionalidade do mundo, e a revelação, ou seja, Deus que se revela ao homem.

Quanto aos princípios nos quais a doutrina se baseia, esses são vários, mas alguns podem ser tidos como principais. O bem comum é um dos destacados por Evandro, que fala também da destinação universal dos bens: o que existe no mundo, em primeiro momento, é destinado a todos, tendo sua conquista submetida ao esforço humano.

Somando a esses dois princípios, o professor cita a subsidiariedade (não dar a instâncias maiores o que as menores podem fazer. Exemplo: a educação dos filhos é dever da família, e não do Estado), o da participação (direito e dever de participar nas decisões econômicas, sociais e políticas) e o da solidariedade (ver no outro um outro “eu”).

Doutrina Social da Igreja x ideologia

Não raramente entende-se a Doutrina Social da Igreja como uma ideologia da Igreja. O professor na área explicou que há vários significados para a palavra “ideologia”. Considerando aquele comumente utilizado, que faz alusão, por exemplo à ideologia marxista, Evandro afirma que a doutrina não é ideologia.

“A Doutrina Social da Igreja está no âmbito da Teologia Moral. Na verdade, ela é ensino da Igreja católica, da mesma forma como a Igreja tem a doutrina sobre os sacramentos, sobre tantos assuntos, temos uma doutrina sobre como a pessoa deve se comportar na sociedade”.

Um ponto ressaltado pelo professor é que a doutrina vem da contemplação da realidade, ou seja, a Igreja olha para o que é concreto e não somente para o que ela acha que deveria ser. “Quando a Igreja defende a família, ela percebe que no decorrer da história da pessoa humana o ser humano nunca foi feliz fora da família adequadamente constituída”.

Evandro lembra ainda que todos os Papas desde Leão XIII, que começou esse ensino mais específico, deixam claro que a doutrina da Igreja, sobretudo a Doutrina Social da Igreja, não pode ser reduzida a uma ideologia. “A Doutrina Social da Igreja reconhece que há campos onde se possa discutir ideários políticos, sócio-econômicos e assim por diante. Isso está no âmbito da liberdade acadêmica e científica, mas tentar reduzir a doutrina a uma ideologia, qualquer que seja, é destruí-la”.

A doutrina além da religião


Tendo em vista os princípios amplos, que contemplam, por exemplo, a defesa do bem comum, da dignidade do homem, reflexões sobre o trabalho e família, a Doutrina Social da Igreja não se restringe aos católicos, embora formulada especificamente pela Igreja católica.

Para Evandro, esses valores devem influenciar a vida social. Ele acredita que a Igreja foi uma grande contribuinte para o progresso da humanidade.

“A Igreja é perita em humanidade. Ninguém se dedicou a compreender a pessoa humana e essas relações tanto e durante tanto tempo quanto a Igreja católica. Quando a Igreja fala desses temas, ela não está levando dogmas para a vida civil, mas lançando luzes. (...) É um erro grave dos nossos tempos ter pessoas que em nome de uma falsa concepção de Estado laico ou de sociedade laica desprezam este ensino da Igreja”.

Todos esses princípios da Igreja que ajudam a compreender a vida em sociedade estão reunidos no Compêndio da Doutrina Social da Igreja, lançado pelo Pontifício Conselho da Justiça e Paz em 2004. O documento está disponível gratuitamente no site oficial do Vaticano


http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=290274