Papa é eleito a personalidade do ano pela revista Time

No voo que o trouxe ao Brasil, o papa recebeu uma bandeira do Brasil de jornalistas (Foto: Agência EFE)O papa Francisco foi eleito a personalidade do ano pela Time. A publicação divulgou sua escolha nesta quarta-feira (11/12), numa decisão tomada a partir de uma lista de 10 finalistas - entre elas, a cantora americana Miley Cyrus, o presidente da Síria, Bashar Assad, e o ex-técnico da CIA, Edward Snowden.
Entre tantas pessoas que impactaram de alguma maneira o decorrer de 2013, por que a revista escolheu Jorge Mario Bergoglio? Os jornalistas Howard Chua-Eoan e Elizabeth Dias explicam assim: "o que faz do papa uma pessoa tão importante é a velocidade com a qual ele capturou o pensamento de milhões de pessoas que já haviam desistido de ter esperanças na Igreja". Faz sentido. Antes da eleição de Francisco, a imagem da instituição religiosa passava por um momento delicado, com diversas denúncias de abusos sexuais e corrupção entre os cardeais e por seu posicionamento autoritário e radical numa sociedade que já não aceita imposições.
Para a Time, o pontífice se tornou o promotor de mudanças revolucionárias na Igreja a partir do momento em que adotou um discurso de críticas à própria instituição que representa. Em suas falas, se tornaram comuns expressões de condenação à ostentação, à desonestidade e à cultura do descarte - inclusive e principalmente quando ocorrem debaixo do teto da capela. Em julho deste ano, Francisco chegou a fazer vistorias na garagem do Vaticano para verificar se os clérigos católicos estavam atendendo a seu pedido de que usassem carros "modestos". "Meu coração dói quando vejo um padre usando o último modelo de automóvel", declarou ele na ocasião.
Francisco usa ferramentas atuais para falar com os fiéis. "Ele é fotografado lavando os pés de detentas, posando para fotos "selfies" com adolescentes que visitam o Vaticano, abraçando um homem cujo rosto é deformado". Essas imagens repercutem nas redes sociais e encontram um público que, até então, se afastava da Igreja: os jovens. Seguindo esse movimento de atualização, o papa também adotou um posicionamento diferente do de seus antecessores sobre questões polêmicas, como o aborto e a homossexualidade. Em vez de condenar mães que interrompem gravidez e a comunidade LGBT, ele diz que, se se tratam de pessoas de boa vontade à procura de Deus, ele não pode julgá-las.
Um dos principais acontecimentos de seus oito meses de Pontificado foi a divulgação de um documento chamado Exortação Apostólica. Nele, Francisco explica por que e como a Igreja Católica deve passar por uma reforma para se tornar uma instituição mais missionária e agregadora, focada principalmente nos pobres. Existe um boato, inclusive, de que o pontífice sai do Vaticano escondido durante à noite, usando roupas de um sacerdote comum, para distribuir alimentos para moradores de rua. "Ele dá esperanças em cada canto do mundo: esperanças que nunca poderiam ser cumpridas, pois são irreconciliáveis. Do idoso tradicional que espera pela missa rezada em latim à jovem devota que desejava, ela própria, ser uma sacerdote, todos tem esperança", diz a Time.

 http://epocanegocios.globo.com/Informacao/Acao/noticia/2013/12/papa-e-eleito-personalidade-do-ano-pela-revista-time.html

Cinco continentes promovem "onda de oração" pelo fim da fome



As 164 organizações membro da Cáritas Internacional estarão unidas em oração no próximo dia 10 de dezembro, dia do lançamento oficial da campanha mundial “Uma família humana, alimentos para todos”, que no Brasil foi adaptada para “Uma família humana, pão e justiça para todas as pessoas”.
Todas as pessoas que fazem parte da Rede Cáritas em todo o mundo farão um momento de oração pelo fim da fome, da pobreza, das desigualdades e refletirão sobre o tema. A partir da Oceania, todos os membros, pontualmente ao meio-dia (12h) de seu país, estado e cidade, darão início à oração. Desta forma, ao girar o planeta e passar pelos sete continentes, a Rede terá completado 24 horas de orações ininterruptas.
“Convidamos você para participar desse grande momento junto com a gente. Junte seus amigos, sua família, sua comunidade para esse que será um grande momento mundial em favor da vida, dos direitos humanos e da justiça social”, é o convite da Cáritas Brasileira, que em seu site põe à disposição a oração da campanha:
Oração da Campanha Mundial
Uma família humana, pão e justiça para todas as pessoas Senhor Nosso Deus, que nos confiaste os frutos da criação para que cuidássemos da Terra e nos alimentássemos de sua generosidade. Enviaste teu Filho para partilhar sua própria carne e sangue e para ensinar-nos a Lei do Amor. Por Sua morte e ressurreição, nos tornamos uma única família humana.
Jesus teve grande preocupação com as pessoas que não tinham o que comer. Transformou cinco pães e dois peixes em um banquete que alimentou mais de cinco mil pessoas.
Viemos diante de Ti, Senhor, conscientes de nossas fraquezas, mas com muita esperança, para compartilhar o alimento com todas as pessoas da grande família humana.
Na Tua sabedoria, ilumina os governantes e todos os cidadãos e cidadãs a encontrar soluções justas e solidárias para acabar com a fome no mundo e garantir o direito de cada ser humano à alimentação.
Por isso Te pedimos, Senhor Nosso Deus, que ao nos apresentarmos diante de Ti, possamos nos proclamar como parte de “Uma Família Humana” com “Pão e Justiça para todas as pessoas”.
Amém! Axé! Hawere! Aleluia!


http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=290446