[Igreja] A Sagrada Escritura homofóbica? O que pesam sobre a homossexualidade?

http://jovensplugados.org/resources/uploads/noticias/normal/261.jpg 


Andam acusando as Escrituras Sagradas de ser homofóbica. Bobagem. Subversão de valores.

As Escrituras Sagradas trazem-nos a Palavra de Deus que é Jesus. Elas revelam a verdade, isto é, o autêntico sentido do mundo, da vida, do ser humano. É bom o que as Escrituras chamam bom; é mau o que as Escrituras chamam mau.
O primeiro e fundamental pecado humano, o sempre novo pecado original, é precisamente o homem que é pó tentar ser seu próprio deus, senhor do bem e do mal, subvertendo a ordem querida por Deus, o Criador e Senhor de tudo.



Simples: que ela não está no plano de Deus para a humanidade. Deus nos criou homem e mulher, numa interação que aparece na própria complementaridade da anatomia e da psicologia dos dois gêneros. Esta realidade não pode ser negada por ninguém em sã consciência. Somente a ideologia perversa de certo discurso de gênero pode negar o que é tão óbvio. Mas essa é a tarado todas as ideologias: negam o óbvio. Se a realidade não combina com minha ideologia, azar da realidade. Trata-se de uma doença do pensamento!

A homossexualidade não é o que Deus pensou para a humanidade. Um crente, um cristão nunca poderá afirmar o contrário. Se o fizer está negando a própria revelação, está chamando doce ao que o Senhor chamou de amargo. É um pecado gravíssimo fazer isto, é fugir da obediência da fé. Ponto e basta. O resto é lorota decrescente disfarçada de crente.



1. Ninguém está em pecado por ser homossexual como não tem mérito algum por ser heterossexual. Somente pode haver pecado ou virtude onde há liberdade de escolha. Ninguém escolhe ser homo ou heterossexual. Quem diz que orientação sexual é opção simplesmente delira.

2. Um homossexual pagão, tal qual um heterossexual sem fé, viverá lá do seu jeito, sendo ele mesmo seu deus - deus de mentira, destinado ao Nada. Alguém que não creia em Deus terá a si mesmo por deus e pronto.

3. Mas, e um homossexual cristão? Para ele, como para qualquer discípulo, Jesus tem uma palavra: "Toma a tua cruz - no caso, toma a tua homossexualidade -, e segue-Me". Dito de outro modo: procure viver sua homossexualidade de modo casto, evitando as relações sexuais. E se não conseguir? Ainda assim Jesus o amará: não deixe de rezar, não deixe de ir à Missa, não deixe de esperar em Deus e procurar uma vida de virtude e enquanto tiver disposto a lutar para ser casto, procure o sacramento da confissão. O resto, confie ao Senhor! Nosso Deus sabe os mistérios da vida e os segredos de cada coração... Mas nunca chame certo ao que o Senhor chamou de errado. Isto vale para qualquer cristão, homo ou heterossexual, em qualquer aspecto da vida: nós devemos nos adequar ao Senhor; não o Senhor a nós.

4. As Escrituras Sagradas, quando interpretadas com um pouco de inteligência - e não por teólogos de facebook -, ensinam a distinguir sempre o erro da pessoa que erra, o pecado do pecador. As pessoas homossexuais devem ser sinceramente respeitadas e ajudadas. O que não significa de modo algum concordar com a tentativa de imposições ridículas e descabidas de certa cultura gay. Com isto um cristão não deve concordar e deve fazer frente, inclusive negando seu voto a políticos que se vendem aos caprichos do lobby gay. Um cristão nunca aceitará chamar de "casamento" no sentido estrito à união de duas pessoas do mesmo sexo. Um cristão respeitará dois homossexuais que desejem viver juntos "maritalmente". Mas nunca dirá que isto é um ideal para o amor humano ou que faz parte do plano de Deus. Isto não é homofobia. É simples direito e dever de pensar e agir conforme a verdade que o Senhor Deus nos revelou. Homofobia é desrespeitar e agredir pessoas por sua homossexualidade. O resto é conversa tola.

Há tantos homossexuais na Igreja. E procuram ter uma vida casta, e quando caem, procuram o sacramento da Penitência. Portanto, não devemos nos impressionar com os gritos do lobby gay, que deseja impor de modo ditatorial seus "valores" à sociedade. Com serenidade e firmeza devemos dizer não a tal postura intolerante.

Uma advertência final. Os cristãos recordem da advertência do Senhor: o mundo não nos compreenderá, como não compreendeu o Cristo Jesus; o mundo nos rejeitará, como rejeitou o nosso Senhor. Com serenidade, vamos adiante, com os olhos fixos no Senhor, amando a todos, respeitando a todos, rezando por todos, mas sem nos afastar nunca de verdade divina contida nas Sagradas Escrituras. Também aqueles que ridicularizam o Senhor e Sua Palavra, por essa mesma Palavra serão julgados um dia.



Dom Henrique Soares da Costa
+Bispo Auxiliar de Aracaju

 http://jovensplugados.org/noticias.aspx?id=260

Aracaju ganha réplica do Cristo Redentor

 

A Arquidiocese do Rio de Janeiro e o governo do estado do Rio de Janeiro,em parceria com a Arquidiocese de Aracaju, traz a Aracaju,a paz proporcionada pelo mais importante santuário da cidade e experimentada diariamente por brasileiros e visitantes do mundo todo: o Cristo Redentor do Corcovado.

Com 80 anos de existência, completados no dia 12 de outubro de 2011, o monumento terá sua história contada numa emocionante exposição. A estrutura contará com uma réplica de 3,8 m de altura por 3 m de largura esculpida pelo artista plástico Odilon Lima e por artesãos de escolas de samba do Rio de Janeiro.

As réplicas do Cristo Redentor do Corcovado serão doadas a cada uma das cidades visitadas e lá permanecerão como um símbolo de paz. A eleita sétima Maravilha do Mundo Moderno não é só do Brasil, mas, sim, de todos os povos, e abençoará esses locais, assim como o faz na Cidade Maravilhosa.


O Cristo Redentor será o embaixador da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio 2013, que acontecerá entre os dias 23 e 28 de julho de 2013. O maior cartão-postal do Brasil foi escolhido para levar o nome da cidade aos quatro cantos do mundo durante a exposição, que começou visitando a cidade do Vaticano (foto), no dia 1° de abril de 2012. A réplica foi montada no Largo João Paulo II.


 

EM ARACAJU


A exposição será no dia 24 de Agosto na Praça Olímpio Campos(em frente da Catedral Metropolitana de Aracaju) das 9h às 18h. Esta marcará também o aniversário Episcopal de Dom José Palmeira Lessa (Arcebispo da Arquidiocese de Aracaju) que estará comemorando 30 anos de Bispo.

Dando continuidade as comemorações,a réplica do Cristo Redentor será entronizada às 15h do dia 25 de Agosto, no evento que marcará a contagem regressiva para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio 2013 - CONGRESSO DA JUVENTUDE - que irá acontecer no Centro de Convenções de Sergipe (CIC) com ENTRADA FRANCA.

Segundo o reitor do Santuário Arquidiocesano do Cristo Redentor do Corcovado, padre Omar Raposo, “o Cristo é o símbolo maior do Rio de Janeiro e, dessa maneira, ele é não somente um receptor de todos os turistas e peregrinos, mas, com os seus braços abertos, vai ao encontro das demais culturas e países, mostrando que o Rio é uma cidade aberta e acolhedora”, afirmou.

A imagem será instalada na cidade de Aracaju,que ganhará mais um ponto turístico,simbolizando o convite do Rio de Janeiro aos jovens do mundo todo para a JMJ 2013.


http://jovensplugados.org/noticias.aspx?id=56

Desafios da bioética para o homem moderno



"Os desafios da bioética para o homem moderno" é o título do documento sobre bioética elaborado pela Conferência Episcopal da Polônia e publicado nesta terça-feira, 9 de abril.

Entre as muitas questões abordadas, o documento dos bispos foca em especial na prática "in vitro", observando que ela "prevê o aborto seletivo".

O documento discute a natureza das ameaças à vida humana na fase pré-natal e avalia a situação cultural atual, que "provoca uma mudança radical na percepção da genitorialidade e a falta de sensibilidade pela singularidade e pelo valor de cada vida humana”.

Os bispos enfatizam que o relativismo praticado afeta e desafia conceitos basilares como a vida, a dignidade, a saúde, a humanidade. "Estes conceitos da nossa civilização, cujas raízes remontam à cultura grega, romana e cristã, têm, no entanto, um significado universal".

A conferência episcopal critica o método "in vitro" porque nele os embriões são submetidos a um aborto seletivo. O que se pretende enfatizar é que a técnica "in vitro" prejudica a unidade entre os cônjuges, que "são separados no ato da concepção". O documento salienta que o dever de todo católico ao participar na vida pública é "a fidelidade à doutrina da Igreja católica e do próprio Cristo".

O compromisso político só é possível, escrevem os bispos, quando serve à realização de um bem maior, e não como método para resolver problemas éticos ou corrigir os "critérios do bem".

O documento de dez páginas tem caráter pastoral e será publicado também pelo semanário católico Niedziela, de Czestochowa, cujo diretor, pe. Ireneusz Skubiś, afirma em conversa com ZENIT: "O documento é de extrema importância. Ele oferece uma explicação clara sobre a dignidade da vida humana desde a concepção até a morte natural. Ele não só deve ser lido com cuidado, mas também solidamente estudado". De acordo com Skubiś, "as tendências atuais da mídia causam confusão sobre as questões éticas e morais na mente das pessoas. O mundo de hoje voltou a sofrer a influência das teorias marxistas, que existem na forma de diretrizes dos Estados ateus e sem Deus”


Fonte: Zenit



Da redação do Portal Ecclesia.

Dom Celli pede uso audaz das novas tecnologias para o anúncio do Evangelho


O Presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, dom Claudio María Celli, alentou os católicos a fazer um uso audaz das novas tecnologias para levar adiante a evangelização.

Durante o segundo Seminário Internacional de Comunicação da Igreja, realizado em Santiago do Chile, o prelado mostrou, através de estatísticas e gráficos, a evolução do uso das novas redes sociais nas distintas gerações, ressaltando o forte impacto que elas geraram nos jovens.

Em sua conferência "A Comunicação e o Concílio Vaticano II: Pode ser atual um Concílio celebrado há 50 anos?", dom Celli recordou que os últimos pontífices insistiram nos desafios que nos apresentam as novas tecnologias.

"As novas tecnologias fazem parte da própria missão da Igreja. Os últimos pontífices nos ajudam a compreender que a vocação da comunicação social na Igreja é a apresentação da verdade sobre o homem", afirmou.

Entretanto, recordou que Bento XVI enfatizou que a evangelização necessita de verdadeiros testemunhos cristãos.

"Não podemos imaginar que o anúncio, com as tecnologias mais atuais, possa prescindir de um testemunho pessoal profundo de fé em Nosso Senhor. É por isso que o homem contemporâneo prefere escutar mais os que dão testemunho que os que ensinam. E se escutam os que ensinam é porque dão testemunho", enfatizou.

Do mesmo modo, recordou que o uso das novas tecnologias para a evangelização teve um importante impulso com o Beato João Paulo II, principalmente a partir da sua Carta Apostólica titulada "O rápido desenvolvimento".

Esta mudança passou por deixar de ver os meios de comunicação como simples ferramentas, mas sim como espaços culturais onde as mesmas pessoas habitam. "Internet é o novo continente para evangelizar", afirmou.

A segunda edição do Seminário Internacional de Comunicação da Igreja é patrocinado pelo Duoc UC, pela Conferência Episcopal e pela Pontifícia Universidade Católica do Chile e terminou no dia 10 de abril. O encontro busca contribuir para a profissionalização das comunicações da Igreja.





Fonte: ACI Digital

Bispos comentam evangelização pelos meios de comunicação

Os textos do Diretório para a Comunicação da CNBB foram preparados durante alguns meses a fim de serem apresentados aos bispos durante esta 51ª Assembleia Geral. O evento que acontece desde a última quarta-feira, 10, em Aparecida (SP), tem nesta quinta-feira, 11, a comunicação na Igreja como uma das pautas.

De acordo com o bispo emérito de Campos (RJ), Dom Roberto Guimarães, pensar um diretório para a comunicação na Igreja do Brasil é um assunto sempre atual e que merece ser aprofundado. Se espera, segundo ele, que a Igreja vá se despertando para a contribuição que os meios de comunicação podem dar à evangelização, assim como para a aplicação destes em favor do anúncio da Boa Nova.

“Evangelizar é o máximo da comunicação. É comunicar para o povo as verdades que Deus nos revela e, portanto, a comunicação na Igreja continua a missão de Jesus que é o grande comunicador do Pai. Então é se de esperar que a Igreja vá se despertando para este grande meio de evangelização que são os meios de comunicação. Uma conscientização cada vez maior e a aplicação concreta desse meios em favor do anúncio da boa nova, da pessoa de Jesus Cristo que o mundo tanto precisa”, disse Dom Roberto.

Para o Arcebispo de Salvador, Dom Murilo Krieger, a Igreja precisa se utilizar dos meios modernos que se tem hoje à exemplo de Jesus que usou, em sua época, os meios disponíveis. “Jesus usou os métodos que ele tinha: subiu ao monte, pegou uma barca para ir ao mar da Galiléia para ser melhor visto e melhor ouvido, mas nós agora temos que utilizar aquilo que a inteligência colocou à disposição do coração humano, toda esta moderna tecnologia. Temos uma Boa Nova para comunicar, temos que comunicá-la, reparti-la, mas reparti-la nos metodos de hoje. ”

Segundo Dom Murilo, os jovens tem um papel imprescindível na missão de utilizar os meios modernos de comunicação, especialmente as redes sociais, para evangelizar.

A mensagem para o Dia Mundial das Comunicações, escrita pelo Papa Emérito Bento XVI, trata exatamente sobre o papel das redes sociais na evangelização. “No ambiente digital, existem redes sociais que oferecem ao homem atual oportunidades de oração, meditação ou partilha da Palavra de Deus. Mas estas redes podem também abrir as portas a outras dimensões da fé”, afirmou Bento XVI na mensagem.


http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=289060

Papa e Ban Ki-moon conversam sobre crises na Síria e na Coreia

 AFP


O papa Francisco recebeu o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, nesta terça-feira, dia 9, no Vaticano. Os dois discutiram os crescentes conflitos na Síria e analisaram um plano emergencial para enfrentar o agravamento da violência.

Também esteve na pauta do encontro o risco da guerra nuclear na Península Coreana e a instabilidade na África. Eles ainda conversaram sobre o problema do tráfico de pessoas, principalmente de mulheres, refugiados e migrantes.

Ki-moon apresentou ao papa seu plano para os próximos cinco anos de gestão, que incluiu ações para a prevenção de conflitos e para o desenvolvimento econômico sustentável. O papa recebeu do secretário a carta das Nações Unidas nos seis idiomas oficiais (árabe, chinês, inglês, francês, russo e espanhol). Já o pontífice deu um quadro em mosaico com uma imagem de Roma.


 http://www.pop.com.br/popnews/noticias/mundo/Papa-e-Ban-Ki-moon-conversam-sobre-crises-na-Siria-e-na-Coreia--933345.html

Sexualidade na família: evento irá discutir tema na Canção Nova






O Centro de Formação “Famílias Novas” da Comunidade Canção Nova promove dias de estudo e debates sobre a vida sexual do homem e da mulher, num relacionamento conjugal. O aprofundamento que abordará "A Sexualidade na vida do Casal" acontecerá entre os dias 19 e 21 de abril, no Auditório São Paulo, em Cachoeira Paulista (SP).
De acordo com a coordenadora do Centro de Formação Famílias Novas e instrutora do Método de Ovulação Billings, Fabiana Azambuja, o objetivo do encontro é levar informação sobre a sexualidade, por meio de conteúdos embasados e formativos, ministrados por profissionais gabaritados no assunto.
O aprofundamento é destinado aos casais, pessoas que trabalham com a assistência às famílias, líderes de pastorais e movimentos e demais interessados no tema. Segundo a organização, cerca de 300 pessoas devem participar do evento.
Sobre a temática do encontro, Fabiana destaca que a Igreja tem a missão de apontar à sociedade os caminhos para se viver os valores da família no mundo de hoje, e a sexualidade, segundo ela, é um componente importante da vida do casal. "A Igreja, como mestra em humanidade, tem vários documentos falando sobre a sexualidade. O aprofundamento quer dar acesso às pessoas a essa riqueza que a Igreja tem sobre a família", explicou a coordenadora.
Em uma sociedade caracterizada por uma acentuada sensualidade, Fabiana ressalta que o grande desafio para a evangelização das famílias no âmbito da sexualidade é desconhecimento sobre o assunto. "Hoje nós vivemos numa sociedade erótica onde o sexo é reduzido a uma genitalidade. O conhecimento raso e superficial gera atitudes e comportamento superficiais, comportamento no qual as pessoas não são felizes e realizadas."
Para Fabiana, encontros como esse, assim como, os grupos de casais nas paróquias, são uma ferramenta importante para a formação das pessoas neste segmento, proporcionando a eles o conhecimento sobre a sexualidade na família.
Conforme a programação, o aprofundamento “A Sexualidade na vida do Casal” tem início com a Celebração Eucarística, nesta sexta-feira, 19, às 20h. O pregador oficial do evento é o padre Rafael Solano, Doutor em Teologia Moral, especialista em Bioética, professor da PUC–PR e Assessor de Bioética do Regional Sul II da CNBB.

As inscrições podem ser feitas pelo telefone (12) 3186-2600 ou pelo e-mail familiasnovas@cancaonova.com.

Símbolos da JMJ chegam à Diocese de Lorena

Os símbolos da JMJ Rio 2013 estão cada vez mais próximos de seu destino final. Nesta semana, a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora chegaram à Diocese de Lorena, município do interior de São Paulo, que fica a 247km do Rio de Janeiro.

No último domingo, 7, as paróquias da cidade de Lorena concentraram todas as celebrações na Igreja Nossa Senhora da Piedade, matriz. Cerca de 500 jovens junto de religiosos e comunidade puderam receber os símbolos que já peregrinaram por todo o país.

Depois de fazer o circuito por toda a diocese de Lorena, que conta com 30 paróquias, os jovens da diocese se encontrarão na Comunidade Canção Nova para o Bote Fé Lorena. O evento para acolhida dos símbolos da JMJ acontecerá no próximo dia 13, em Cachoeira Paulista, e concluirá a passagem da Cruz e do Ícone pela Diocese. Missa, procissão e shows fazem parte da programação do Bote Fé Lorena.
Encerrado o percurso de Lorena, os símbolos retornam à Arquidiocese de Aparecida, onde chegaram pela primeira vez, em novembro de 2011. No dia 14 de abril, os ícones chegarão ao Santuário de Frei Galvão na cidade de Guaratinguetá, de onde farão toda a trajetória até chegarem à Basílica Velha, em Aparecida, de onde seguirão para o Santuário Nacional no primeiro dia do Hallel Aparecida Internacional, que vai até o dia 21 de abril, com diversas atrações.

Será a Arquidiocese de Aparecida que passará os Símbolos a Diocese de Barra do Piraí, a primeira do Estado do Rio de Janeiro a receber a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora. Agora restam apenas 9 dioceses para que os símbolos da Jornada cheguem ao seu destino, a cidade do Rio de Janeiro, onde em 23 de julho, os jovens se reunirão durante a JMJ Rio2013.

http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=289037

JMJ Rio 2013: a Via-Sacra com o Papa Francisco na praia de Copacabana




A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que será realizada entre os dias 23 e 28 de julho na cidade do Rio de Janeiro, terá como um dos atos centrais a Via-Sacra com o Papa Francisco. Jovens carregarão a Cruz Peregrina ao longo das estações da Paixão de Cristo durante a celebração da Via-Sacra.

Com o intuito de auxiliar na meditação, serão lidos alguns textos sobre o mistério da redenção. As 14 estações da Via-Sacra serão realizadas na praia de Copacabana. Durante a Via-Sacra realizada na JMJ de Madri (Espanha), Bento XVI apresentou aos jovens a importância desta prática. "Com piedade e fervor, celebramos esta Via-Sacra, acompanhando Cristo na sua Paixão e Morte”.

"À medida que íamos avançando com Jesus até chegar ao cimo da sua entrega no Calvário, vinham-nos à mente as palavras de São Paulo: 'Cristo amou-me e a Si mesmo Se entregou por mim' (Gl 2,20). À vista de um amor assim desinteressado, cheios de admiração e reconhecimento perguntamo-nos agora: Que havemos nós de fazer por Ele?", perguntou Bento X VI aos jovens presentes.

Fonte: NEWS.va


Da redação do Portal Ecclesia.