Aborto e luta pela vida são temas da nova pré-estreia na JMJ

O quarto filme anunciado entre os destaques da Mostra de Cinema do Festival de Juventude da JMJ Rio2013 denuncia a indústria de abortos nos Estados Unidos e convoca os católicos em uma militância a favor da vida. O documentário “Dinheiro de Sangue” (no original, “Blood Money”) tem em sua pré-estreia no próximo sábado, dia 27, no Museu Ciência e Vida.

O filme, contado pela Alveda King (sobrinha de Martin Luther King) mostra a indústria do aborto e recolhe impactantes testemunhos de pessoas diretamente envolvidas, tanto sobre a perspectiva da medicina, como a do paciente. O diretor David K. Kyle mostra com objetividade as perspectivas
biológica, jurídica, econômica e médica do aborto no contexto americano, tão influente no resto do mundo.

O objetivo do longa é ajudar o público a reforçar a crença que a vida humana é sagrada, porque desde a concepção mostra a ação criadora de Deus, e permanece sempre numa relação especial com o Criador, o que é o seu único fim. Como membro do movimento estadunidense Priests for Life (Sacerdotes pela Vida), a Alveda King demonstra o comprometimento com a cultura da vida e anima a lutar pela vida desde a concepção. Segundo o seu pensamento, o movimento pró-vida é uma continuação da luta pelos direitos civis.

O Museu Ciência e Vida fica na rua Ailton da Costa, em Duque de Caxias. Como nas pré-estreias anteriores, o ingresso é gratuito e, nesta oportunidade, não é preciso fazer a reserva para participar.

A Mostra de Cinema do Festival da Juventude da JMJ Rio2013 vai reunir filmes de várias partes do mundo que serão exibidos gratuitamente aos peregrinos durante a Jornada. As películas são escolhidas pelos valores que carregam em seu enredo e na mensagem de esperança e redenção que trazem em sua produção. A cada mês, um novo filme é apresentado ao público como um dos destaques da Mostra.

http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=289145

Médicos do Vaticano aprovam o segundo milagre de João Paulo II




O processo de canonização do Papa João Paulo II está procedendo a passos largos e já se fala que ele poderá ser proclamado santo no próximo mês de outubro. Na semana passada, a consulta dos médicos da Congregação das Causas dos Santos reconheceu como inexplicável uma cura de uma mulher atribuída ao bem-aventurado João Paulo II.

O possível milagre deverá ser aprovado também pela comissão de teólogos e cardeais, levando o Papa polonês a ser reconhecido santo em tempo recorde, em apenas oito anos desde sua morte.

O processo é realizado em discrição. Em janeiro deste ano, o postulador da causa, monsenhor Slawomir Oder, apresentou para um parecer preliminar uma cura milagrosa à Congregação vaticana dos Santos. Dois médicos da consulta vaticana examinaram previamente este novo caso, dando ambos um parecer favorável. Então toda a prática foi apresentada oficialmente ao dicastério, que o inseriu imediatamente na agenda dos trabalhos.

Na semana passada, houve debate de uma comissão de sete médicos e o parecer foi favorável. É evidente a vontade da Congregação para as Causas dos Santos, que tem o aval também de Papa Francisco, em terminar todo o processo com a canonização do papa polonês.

Em maio, será realizada a congregação dos teólogos e dos cardeais da Congregação para as Causas dos santos e, em junho, o Consistório ordinário com a aprovação do Papa.


http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=289132

Responsável pelas viagens do Papa afirma que a agenda de Francisco para a JMJ será adaptada



O responsável pelas viagens internacionais do Papa Francisco, Alberto Gasbarri, chegou ao Rio de Janeiro, nesta terça-feira, às 5h30. A vinda ao Brasil cumpre uma agenda que visa definir o programa do Santo Padre durante a Jornada Mundial da Juventude, que será realizada de 23 a 28 de julho, no Rio de Janeiro.

Gasbarri participou de reunião a portas fechadas com o arcebispo do Rio e presidente do Comitê Organizador Local da JMJ Rio 2013 (COL), dom Orani João Tempesta, o núncio apostólico no Brasil, dom Giovanni d'Aniello, representantes dos governos federal, estadual e municipal, no Palácio São Joaquim. Em seguida, às 10h30, a reunião foi ampliada com a participação de diretores do COL e outros representantes de órgãos federal, estadual e municipal, no auditório da arquidiocese.

Gasbarri agradeceu os esforços de todas as esferas de governo e dos voluntários. Disse que está acompanhando o trabalho para a realização da JMJ Rio 2013. "Já tínhamos um programa, fechado entre outubro e novembro do ano passado, mas houve uma mudança em um pequeno detalhe. Mudou o Papa", afirmou. "Tínhamos uma túnica sob medida para o Papa e, agora, precisamos fazer outra". "Agora, vamos atualizar o programa do Papa Francisco de acordo com sua sensibilidade".

Antes de vir ao Rio, Gasbarri, afirmou ele, apresentou o programa da JMJ ao Sumo Pontífice. Ele garantiu que a primeira viagem internacional do Papa será o Brasil e o "foco do programa" será o Brasil, o Rio de Janeiro e a JMJ Rio 2013. "Vamos adaptar a agenda e seguir sua sensibilidade", afirmou.

Gasbarri confirmou a participação do Papa nos atos centrais da JMJ (cerimônia de acolhida ao Papa, Via Sacra, em Copacabana, vigília e missa de envio, no Campus Fidei, em Guaratiba). O primeiro ato central da JMJ é a missa de abertura, presidida por dom Orani, que ocorre sem a presença do Papa.

Na tarde, ele visitou locais que devem integrar a agenda. Para dom Orani, a Jornada representa um "horizonte vasto que se abre diante de todos para servir ao mundo". "Teremos jovens católicos, judeus, muçulmanos, evangélicos, de várias nacionalidades, idiomas, de países em guerra, todos vivendo como irmãos. Nosso trabalho deve marcar o futuro de muita gente".

Assessoria de Imprensa da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013.



Da redação do Portal Ecclesia.

Papa enfatiza que somente Jesus é a porta para o Reino de Deus



O Evangelho do Bom Pastor com Jesus que se define "a porta das ovelhas" esteve no centro da homilia do Papa Francisco na manhã desta segunda-feira, 22, na missa celebrada na capela da Casa Santa Marta, no Vaticano. Participaram da celebração alguns funcionários da sala de imprensa da Santa Sé e alguns técnicos da Rádio Vaticano que trabalham no parque de transmissão da emissora.

No Evangelho proposto pela liturgia do dia, o Papa lembra que Jesus diz que quem não entra no recinto das ovelhas pela porta, não é o pastor. Segundo o Papa, a única porta para entrar no Reino de Deus, para entrar na Igreja é o próprio Jesus.

"Quem não entra no recinto das ovelhas pela porta, mas chega até elas de outra parte, é um ladrão ou um brigante. É alguém que quer tirar proveito para si mesmo, que quer ascender", disse o Pontífice.

Francisco destacou que, para identificar a verdadeira porta, que é Jesus, basta fazer aquilo que dizem as bem-aventuranças: ser humilde, pobre, manso, justo. Mas ele lembrou que Jesus não é somente a porta, mas também o caminho.

O Santo Padre não deixou de citar as tentações que cercam o ser humano, fazendo com que ele queira sempre ter a chave para interpretar tudo, ser dono de si mesmo e não filho e servo do Senhor.

"E essa é a tentação de buscar outras portas ou outras janelas para entrar no Reino de Deus. Somente se entra no Reino de Deus por aquela porta que se chama Jesus. Somente se entra por aquela porta que nos leva a uma estrada que é um caminho que se chama Jesus, e nos leva à vida que se chama Jesus. Todos aqueles que fazem diferente - diz o Senhor -, que sobem para entrar pela janela, são 'ladrões e brigantes'. O Senhor é simples. Não fala difícil: Ele é simples".

Por fim, o Santo Padre convidou todos a pedirem a graça de "bater a essa porta". Ele citou que, muitas vezes, as pessoas ficam tristes, desoladas e encontram problemas para bater a essa porta, que é Jesus.

"Não devemos buscar outras portas que parecem mais fáceis, mais confortáveis, mais ao alcance da mão. Sempre aquela porta: Jesus. E Jesus jamais desilude, Jesus não engana, Jesus não é um ladrão, não é um brigante. Deu a sua vida por mim: cada um de nós deve dizer isso: 'E tu que destes a vida por mim, por favor, abre, para que eu possa entrar'", finalizou.

Fonte: Canção Nova Notícias



Da redação do Portal Ecclesia.

Símbolos da JMJ seguem para o Estado do Rio de Janeiro

Neste domingo, 21, Dia do Bom Pastor, os Símbolos da JMJ - Cruz Peregrina e Ícone de Nossa Senhora – foram enviados para o Estado do Rio de Janeiro.

A celebração que marcou o envio foi presidida pelo arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, no Santuário Nacional de Aparecida (SP).

A Missa fez parte da programação do Hallel Aparecida Internacional, realizado neste fim de semana, e marcou a passagem dos Símbolos do Estado de São Paulo para o Rio de Janeiro.

Concelebraram com Dom Orani o cardeal arcebispo de Aparecida e Presidente da CNBB, Dom Raymundo Damasceno Assis, o bispo da Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda, Dom Francesco Biasin, padres do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio2013 e diversos bispos e sacerdotes de todo o país.


“Agradeço ao Cardeal Damasceno, pela oportunidade de presidir esta Eucaristia nesse dia memorável que juntamente com o tempo da Páscoa, com o Domingo do Bom Pastor, com o 50º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, também celebramos o dia da entrega dos Símbolos da JMJ ao Estado do Rio de Janeiro, através da Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda, primeira porta de entrada dos Símbolos ao Estado”, destacou Dom Orani.

Durante a celebração, os fiéis foram levados a refletir sobre o compromisso diário firmado com Deus. Na homilia, Dom Orani destacou que o Evangelho segundo João salienta alguns aspectos que todos são chamados a viver e que desejam que seja fruto, consequencia da JMJ Rio2013.

“Escutar a voz de Deus significa acolher a sua mensagem, aquilo que Ele nos disse, e nós temos certeza que os jovens e todos que irão ao Rio de Janeiro vão com este espírito de peregrino porque escutaram, escutam e querem sempre escutar a voz de Cristo. (...) Esse envio da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora deve ir dizendo a todos aqueles que irão para a cidade do Rio que eles são chamados a tudo fazer para estar sintonizado com o coração de Cristo e deixar-se conduzir pelo espírito de Deus, pois este é o desejo do coração do Senhor”, disse.

A entrega dos símbolos para o RJ


Ao final da Missa, os jovens da arquidiocese de Aparecida entregaram os Símbolos da JMJ para Dom Francesco Biasin, que recebeu um emocionado e grande abraço dos jovens de sua diocese no momento em que entregou para eles a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora.

“Foi um momento inesquecível quando os jovens da diocese subiram no altar, pois eu estava lá e de repente me vi abraçado calorosamente por vinte, trinta jovens. Depois fomos juntos acolher e carregar a Cruz e o Ícone de Maria, e passamos no meio da Basílica do Santuário numa grande emoção de todo o povo, sobretudo, dos jovens, que se tornaram protagonistas desse momento tão importante”, afirmou Dom Biasin.

Após a celebração, o cortejo com os Símbolos da Jornada Mundial da Juventude seguiu de Aparecida (SP) para o município de Itatiaia (RJ), onde foi acolhido por fiéis da Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda no Estádio Municipal Antônio Corrêa.