Papa Francisco preside Missa de Páscoa no Vaticano


Papa Francisco preside Missa de Páscoa no Vaticano
 
Cerca de 100 mil fiéis lotaram a Praça de São Pedro, no Vaticano, neste domingo, 20, para participar da Missa de Páscoa presidida pelo Papa Francisco.
 
Excepcionalmente, neste dia, o Santo Padre não fez a homilia, pois ao final da celebração concedeu a Bênção Urbi et Orbi (à cidade de Roma e ao mundo) e deixou sua mensagem de Páscoa.
 
Este ano, devido à coincidência da data da celebração da Páscoa nas comunidades de rito latino e as que seguem o calendário juliano, foi incluída na Missa celebrada no Vaticano um antigo cântico da liturgia pascal bizantina. O canto recorda as mulheres que vão ao Sepulcro para ungir o corpo de Jesus e recebem a boa nova de que o Senhor ressuscitou.
 
Após a oração do Regina Coeli e de entoado o Aleluia, o Santo Padre percorreu a Praça São Pedro em seu papamóvel, antes de conceder a Bênção Urbi et Orbi.
 

Aracaju/SE: Missa de despedida de Dom Henrique emociona católicos


Na tarde deste domingo, 20, na Catedral Metropolitana de Aracaju foi realizada a Missa de despedida do Bispo Auxiliar de Aracaju.

 Uma despedida marcada por emoção. Na tarde deste domingo, 20, foi realizada a Missa de despedida do Bispo Auxiliar de Aracaju, Dom Henrique Soares da Costa, 51 anos.

O bispo viaja nesta segunda-feira, 21, para o estado de Pernambuco onde foi nomeado pelo Papa Francisco, Bispo Diocesano da cidade de Palmares (PE) em substituição a Dom Genival Saraiva de França que completou 75 anos. A posse será no dia 1º de junho a partir das 16h na Diocese de Palmares, mas segundo Dom Henrique a viagem antecipada é para resolver toda a documentação a cerca da nomeação.
No Domingo de Páscoa, o Bispo lembrou que a Páscoa significa a renovação.
Renilda dos Santos abraça e agradece pela vida do Bispo

Givando Silva
“A Páscoa é a passagem, assim como foi a minha passagem por Aracaju sendo sempre uma passagem para a vida. É uma passagem que deixará marcada pela experiência desses cinco anos”, disse.
No dia da despedida, um momento de grande emoção para Renilda dos Santos que conseguiu abraçar o Bispo. “Desde que Dom Henrique chegou aqui acompanho o trabalho dele, sou mãe de um filho dependente químico e as palavras do Bispo sempre me consolaram”, fala.
A jovem Anna Karla Santos transmite o sentimento com a despedida do Bispo. “Estamos órfãos, porque Dom Henrique sempre fala aquilo que ele sente e acredita e isso marcou para mim”.
Para a assistente administrativa, Thais Ávila Almeida, o momento é de tristeza. “Estou triste porque Dom Henrique passou todo o tempo nos ensinando coisas boas. Ele é insubstituível porque tem o Dom da Palavra e de tocar o nosso coração”.
Givando Silva enfatiza que o sentimento é também de alegria. “É um sentimento de tristeza pela partida, mas também de alegria porque todo Bispo precisa do seu rebanho e chegou a hora de Dom Henrique. Com certeza ele levará um pouco de nós para essa nova missão. Nós aprendemos muito com a sua sabedoria e seus ensinamentos”.