Dom Henrique se despede dos sergipanos

O Bispo Auxiliar de Aracaju, Dom Henrique Soares da Costa, 51 anos, concedeu uma coletiva de imprensa nesta quarta-feira, 19, para informar quanto a sua transferência para o estado de Pernambuco.
O bispo foi nomeado pelo Papa Francisco, como Bispo Diocesano da cidade de Palmares (PE) em substituição a Dom Genival Saraiva de França que completou 75 anos. A posse será no dia 1º de junho a partir das 16h na Diocese de Palmares.
Para a imprensa, Dom Henrique destacou como foi a forma de escolha do seu nome. “Tudo é feito secretamente. O núncio [representante diplomático permanente da Santa Sé] me perguntou se eu aceitava essa nomeação. Depois que eu aceitei, a minha resposta voltou para Roma, onde o Papa Francisco confirmou a minha nomeação. Eu já sabia da minha saída desde o dia 28 de fevereiro", afirma.
Na oportunidade, Dom Henrique fez questão de agradecer todo o carinho recebido pelos sergipanos durante esses cinco anos que residia em Aracaju. “Agradeço a Deus e ao Santo Papa de me dar a Diocese. Sempre fui bem acolhido em Sergipe e tentei construir pontes. Vivi momento alegres e tristes como enterrar Déda, pois nunca pensei em enterra Deda. Tive essa experiência e rezarei sempre por Sergipe. Foi uma experiência bonita e agradeço a convivência com Dom Lessa, mas agora chegou o tempo de ter a minha casa. Eu aqui sou o irmão do dono da casa, e lá eu vou ser o pai de família”, diz.
Dom Henrique permanecerá em Aracaju até o dia 21 de abril, quando partirá definitivamente para sua nova missão.
Substituto
Ainda segundo Dom henrique, por enquanto, um substituto aina não foi nomeado para sua vaga. “Vamos ver se Roma vai mandar um auxiliar ou um coadjuntor. O bispo auxiliar vem ajudar ao arcebispo que é o que eu fazia. Já o coadjuntor vem ajudar o arcebispo, mas já fica para sucedê-lo. Se vier um coadjuntor, no dia que Dom Lessa [Hoje tem 72 anos] completar 75 anos, o coadjuntor assume, mas se vier um auxiliar como eu, Roma mandará um novo arcebispo”, conta.