Mineiro presenteará o Papa com imagem de Nossa Senhora Aparecida

Papa Francisco ganhará uma imagem de Nossa Senhora Aparecida durante sua visita à Jornada Mundial da Juventude, a partir do dia 23 de julho. O presente lhe será entregue no Santuário de Aparecida (SP), mas a imagem virá do Sul de Minas, esculpida por um santeiro de Campanha (MG).

Paulo Henrique Ferreira Pinto, mais conhecido como Sodêm, é escultor há mais de 40 anos. Suas mãos dão dimensão e volume a pedaços de madeira e seu talento cria símbolos da fé dos católicos.

Para formar linhas suaves e delicadas que detalham as formas da imagem, e finalizar a peça, Paulo Henrique usa o que é possível, e até o improvável. "Eu improviso algumas ferramentas com o guarda-chuva, para fazer alguns detalhes", explica.

Assim surgem anjos barrocos, São Judas Tadeu e Jesus Cristo. Mas o forte do artista são as imagens de Nossa Senhora Aparecida, a santa de devoção. Muitas das imagens feitas por Paulo Henrique vão direto para o centro religioso do Brasil, Aparecida, no interior de São Paulo.

Em meio a tantas encomendas feitas pelo bispo auxiliar de Aparecida, Dom Darci Nicioli, ele recebeu há dois meses um pedido especial, que Paulo Henrique nem imaginava qual: "Ele falou que era um pedido especial, que não era pra ficar nervoso", lembra.

A imagem que está em Aparecida é semelhante a que será entregue ao Papa. Também de cedro e com 40 centímetros, ela demorou dois dias para ser feita e os detalhes são os mesmos, tanto nas mãos, quanto no rosto e os anjos aos pés da santa.

Após a encomenda especial, os pedidos para o escultor multiplicaram. "Todo mundo quer a imagem do Papa", conta. E mesmo antes do Papa receber o presente, a gratidão já pode ser vista nos olhos marejados do mineiro, que usa o dom para multiplicar a fé na padroeira do Brasil.

O Papa Francisco visitará o Santuário de Aparecida no dia 24 de julho para a celebração de uma missa na Basílica. Ele chega ao país no dia 22 e fica até 28 de julho, último dia da Jornada Mundial da Juventude.

http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=289528

Canais de televisão transmitirão ao vivo eventos da JMJ Rio 2013




O diretor de comunicação da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio 2013, padre Marcio Queiroz, assinalou que para que mais pessoas possam experimentar este momento de fé que reunirá os jovens do mundo inteiro com o Papa Francisco, a distribuição do sinal institucional de televisão será gratuita, na íntegra e ao vivo para as emissoras que queiram retransmitir o evento.

"A entrega do sinal aberto e gratuito é para que todas as emissoras tenham a possibilidade de participar deste momento histórico no Brasil, afinal se trata da primeira viagem internacional do Papa Francisco", que realizará de 23 a 28 de julho ao Rio do Janeiro, afirmou o sacerdote.

Para que isto seja possível se coordenou com o pool de TV, associação das emissoras de televisão do Brasil, coordenada pela Rede Globo, e onde também participam emissoras como: Rede Vida, Canção Nova, Aparecida, Século 21, Band, Rede Record, SBT, TV Cultura, EBC, Rede TV, Portal Terra e Estadão.

O pool de TV procura que as pessoas que estiverem em casa possam também acompanhar em tempo real as atividades onde participará o Sumo Pontífice. Para isso a Rede Globo será a responsável em receber o sinal gerado pelos canais membros da associação e distribuí-lo para todas as emissoras abertas, católicas e estatais.

Isto não descarta que as próprias emissoras produzam matérias exclusivas para suas próprias programações.

Para o gerente de operações da TV Globo e coordenador do pool da JMJ, disse Fernando Gueiros, isto representa "um grande esforço de estrutura técnica, dividindo em partes todas as participações do Papa. Além das emissoras fazerem o material deles, também farão as imagens para o pool, é um esforço louvável".

Fonte: ACI Digital



Da redação do Portal Ecclesia.

Papa Francisco se prepara para a JMJ

 http://www.acidigital.com/imagespp/pppapajmj180313.jpg


Cidade do Vaticano – O papa Francisco disse hoje (7) que se prepara para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que será realizada no Rio de Janeiro, entre os dias 23 e 28 deste mês.
“Eu também estou me preparando”, disse Francisco, depois de rezar o Angelus, na Praça de São Pedro, e saudar os jovens da Diocese de Roma que irão ao encontro no Brasil.

“Caminhemos juntos até esta grande festa de fé. Que a Virgem nos acompanhe”, acrescentou o papa.
A viagem ao Brasil será a primeira feita pelo papa Francisco ao exterior depois de sua escolha no dia 13 de março, para participar da JMJ, evento que reúne anualmente milhares de jovens de todo o mundo.

Pela primeira vez no Brasil, a Jornada Mundial da Juventude foi criada em 1984 e já percorreu países da África, da Ásia, das Américas, da Oceania e da Europa. A Igreja estima a participação de cerca de 1,7 milhão de pessoas no evento deste ano.

http://www.jb.com.br/internacional/noticias/2013/07/07/papa-francisco-se-prepara-para-a-jmj/

Encíclica do papa Francisco defende fé nas relações sociais

 http://ansabrasil.com.br/webimages/al_news_476x/2013/7/5/6e80a7296412e244af321bf8d95d6a5a.jpg


A encíclica "Lumen Fidei" (Luz da Fé), lançada nesta sexta-feira pelo papa Francisco, com contribuição do papa emérito Bento XVI, resgata conceitos de João Paulo II, rebate pensamentos do filósofo alemão Friedrich Nietzsche e defende a fé como elemento essencial para a relação entre os homens.
Em sua primeira encíclica, Francisco nega que um crente seja "arrogante", argumentando que "a fé acorda o senso crítico" e "alarga os horizontes da razão". "A fé não é um refúgio para as pessoas sem coragem, mas sim, a dilatação da vida", escreveu o Pontífice, segundo o qual a fé é "uma luz para a vida em sociedade".
De acordo com Francisco, a fé contribui para o "bem comum", estabelecendo "vínculos" entre os homens, e "ilumina as relações", incluindo as familiares, que devem ser baseadas na "união estável do homem e da mulher no matrimônio". "A fé nos faz entender a arquitetura das relações humanas e ajuda a edificar as nossas sociedades", disse o papa.   
Em outro trecho da encíclica, Francisco afirma que a busca pela fé não se torna, necessariamente, fanatismo, porque "o homem precisa de conhecimento, de verdade". "Sem isso, não se sustenta e nem vai adiante", disse. "A fé, sem a verdade, não salva, não protege os nossos passos", acrescentou. Com isso, ele contra-argumenta idéias de Nietzsche de que a fé "é uma ilusão que impede nosso caminho de homem livre em direção ao amanhã". "A fé é uma espécie de luz capaz de esquentar o coração, de levar a uma consolação privada", afirma o Pontífice.   
Ele também fez um apelo para as pessoas, principalmente os jovens, manterem a esperança, citando, ainda, a importância  da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). A próxima edição do evento, que ocorre a cada dois ou três anos, ocorrerá neste mês na cidade do Rio de Janeiro.

 http://www.jb.com.br/internacional/noticias/2013/07/05/enciclica-do-papa-francisco-defende-fe-nas-relacoes-sociais/