Papa Francisco inicia visita à Coreia do Sul em sua primeira viagem à Ásia



SEUL - O Papa Francisco desembarcou nesta quinta-feira em Seul, depois de enviar uma mensagem sem precedentes de boa vontade à China, enquanto voava sobre o país, que não permite aos católicos locais reconhecer sua autoridade.

Francisco passará cinco dias percorrendo a Coreia do Sul e se reunirá com cerca de cinco milhões de católicos na primeira viagem de um Pontífice à Ásia desde 1999.

"A ingressar no espaço aéreo chinês, estendo meu melhores desejos à sua Excelência e aos seus cidadãos, e invoco as bençãos divinas da paz e bem-estar para sua nação", disse Francisco em uma mensagem transmitida por rádio ao presidente da China, Xi Jinping.

Pela primeira vez um Papa recebeu autorização para voar sobre a China em uma viagem para a Ásia. O Papa João Paulo II evitou o espaço aéreo, em 1999, devido a tensas relações entre Pequim e o Vaticano.

O Vaticano não tem relações formais com a China desde que o Partido Comunista tomou o poder em 1949. A Igreja Católica na China está dividida em duas comunidades: uma Igreja "oficial" conhecida como "Associação Patriótica", que responde ao partido, e uma Igreja clandestina que jura lealdade somente ao Papa em Roma.

Francisco não mencionou a China nem a dividida Península da Coreia em sua breve conversa com jornalistas no avião, mas em seu lugar insistiu no papel da mídia para promover a paz em um mundo violento e dividido.

— Que suas palavras ajudem a unir. Peço que sempre deem uma mensagem de paz, sempre busquem uma mensagem de paz porque o que está acontecendo no mundo é feio - disse.

Depois que foi informado sobre a morte de um cinegrafista de televisão em Gaza, Francisco liderou os jornalistas a bordo do avião em uma oração em silêncio durante um minuto.

O Papa foi recebido em uma base aérea de Seul pela presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye, com uma delegação de católicos sul-coreanos que incluía dois desertores norte-coreanos e familiares das vítimas do desastre com a balsa Sewol que naufragou em abril, provocando a morte de cerca de 300 passageiros, a maioria deles estudantes.

— O desastre é de partir o coração, não me esqueci das vítimas — disse o Papa Francisco a membros da delegação de boas vindas, segundo informou a agência de notícias Yonhap.

Ao deixar a base aérea, o Pontífice se deslocou em um pequeno Kia preto, especialmente construído para ele, sorridente e saudando a multidão que se reuniu na estrada para recebê-lo.

O Papa tem a intenção de enviar uma mensagem a partir de Seul, não muito longe do paralelo 38, que marca a fronteira entre as duas Coreias, para tentar contribuir para a aproximação entre o Sul e o Norte.

Franciso celebrará a Santa Missa de "paz e reconciliação" na catedral de Myeong-dong em Seul, em 18 de agosto, o ponto culminante de sua visita de cinco dias.
A presidente da Coreia do Sul, Park Geun-Hye, cumprimenta o
Papa Francisco na sede do governo em Seul - JUNG YEON-JE / AFP

O programa desta quinta-feira compreende uma cerimônia de boas vindas na sede do governo com a participação de 800 personalidades do país, e depois um encontro com 35 bispos.

O principal objetivo da visita do Papa é presidir um encontro de jovens católicos.O Pontífice pretende levar uma mensagem aos jovens de 23 países, em uma mini-JMJ (Jornada Mundial da Juventude Católica). O Papa Francisco vai se dirigir a todos os países do continente, trazendo uma mensagem para o futuro da Ásia, informou o Secretário de Estado do Vaticano, Pietro Parolin.

Francisco também planeja santificar 124 mártires coreanos e encorajar os fiéis de uma igreja local vibrante, considerada um modelo para o futuro do catolicismo.


Read more: http://oglobo.globo.com/sociedade/religiao/papa-francisco-inicia-visita-coreia-do-sul-em-sua-primeira-viagem-asia-13597926#ixzz3APx847RC

Canção Nova faz cobertura especial da visita do Papa à Coreia

papa_coreia1


A partir desta quinta-feira, 14, a TV Canção Nova transmite AO VIVO os principais eventos da visita do Papa Francisco à Coreia do Sul. A terceira viagem internacional do Pontífice começou nesta quarta-feira, 13, e prossegue até segunda, 18.

Entre os compromissos do Santo Padre no país, estão sua participação na VI Jornada da Juventude Asiática e a beatificação dos primeiros 124 mártires coreanos.
 
Além das transmissões, o Jornalismo Canção Nova prepara um programa especial para o domingo, às 20h30, com o resumo de todas as atividades do Papa na Coreia.
 
O programa especial contará com a participação de comentaristas para analisar o significado desta visita para a Igreja e para os cristãos do país. Logo em seguida, haverá a última transmissão ao vivo do Papa na Coreia.
 
O site papa.cancaonova.com também fará a cobertura completa desta viagem do Papa Francisco, com a publicação de seus discursos e homilias na íntegra.
 
- CONFIRA OS HORÁRIOS DAS TRANSMISSÕES AO VIVO (horário de Brasília):
 
Ás 22h30 desta quinta-feira, 14, será transmitida a Missa na Solenidade da Assunção de Nossa Senhora no Worl Cup Stadium de Daejeon.
 
Na sexta-feira, 15, haverá duas transmissões: A primeira, às 5h30, será o encontro do Papa com os jovens da Ásia no Santuário de Solmoe. E mais tarde, às 22h, a Santa Missa de beatificação de Paul Yun Ji-Chung e 123 companheiros mártires na Porta de Gwanghwamun a Seoul.
 
No domingo, 17, além do programa especial às 20h30, também haverá duas transmissões ao vivo. Ás 4h30, o Santo Padre preside a Santa Missa de Conclusão da VI Jornada da Juventude Asiática no Castelo de Haemi.
E às 21h45, a Missa de encerramento da visita do Papa ao país, que terá como intenção principal a paz e reconciliação. A celebração será na Catedral de Myeong-dong.
 
 

Morre padre espanhol infectado pelo ebola

O padre Miguel Pajares, infectado com o vírus ebola, morreu nesta terça-feira (12) no Hospital Carlos 3º, em Madri, anunciaram fontes do setor da Saúde de Espanha.

http://veja3.abrilm.com.br/assets/images/2014/8/237259/imagens-do-dia-20140807-014-size-598.jpg?1407442892Ele chegou quinta-feira passada (7) à capital espanhola (foto), procedente da Libéria, onde contraiu a doença. Pajares foi o primeiro europeu afetado pelo ebola e estava recebendo desde sábado um soro experimental, que tem sido administrado nos Estados Unidos.

A epidemia de febre hemorrágica, que afeta a região da África Ocidental, já fez mais de mil mortos, em 1.848 casos suspeitos, de acordo com o último balanço da Organização Mundial da Saúde, atualizado nessa segunda-feira (11) à noite.

 Foram registrados 11 novos casos e seis mortos na Guiné-Conacri, 45 novos casos e 29 mortos na Libéria e 13 novos casos e 17 óbitos em Serra Leoa. Não foram registrados novos casos ou mortes na Nigéria.

O vírus ebola é transmitido por contato direto com o sangue, líquidos ou tecidos de pessoas ou animais infectados. Não há vacina conhecida para a doença.

http://saude.ig.com.br/minhasaude/2014-08-12/morre-padre-espanhol-infectado-pelo-ebola.html